O aprendizado do violoncelo não pode ser considerada uma tarefa fácil.Pois a pessoa interessada tem que ter força e flexibilidade, força elástica (ou similar a uma mola), além de muita determinação.
Postura
A
postura correta pode ser a solução para que você jamais
venha a ter problemas no futuro. É um bom investimento insistir nisso
no início, pois os dividendos certamente virão.
O
cello é seguro entre as pernas do instrumentista, que estará
sentado com a espinha ereta (ereta não significa reta!). Os joelhos
manterão o instrumento firme e encaixado nas saliências internas
dos mesmos. O braço do cello estará passando ao lado da orelha
esquerda, com o espigão devidamente ajustado para o melhor conforto
e posicionamento da mão esquerda. O arco é seguro com suavidade
e firmeza pelos dedos da mão direita.
Ao posicionar a mão esquerda para a Primeira Posição
o polegar repousa debaixo do braço do cello, com o dedo médio
sobre as cordas e oposto ao polegar, e curvado de forma natural. Não
deve haver tensão no polegar, ele apenas tocando o braço do
cello ligeiramente. Dessa forma, com o deslizar desse dedo e do polegar, o
cellista consegue pressionar a corda A e a nota média da corda C. Note
que o polegar permanece encostado na parte de baixo do braço do cello
e não flutua enquanto o instrumento é tocado.
O
cotovelo esquerdo fica um pouco elevado, afastado do corpo, mas não
tão elevado a ponto de parecer uma asa de avião! Isso será
importante no futuro, à medida em que o instrumentista vem a desenvolver
técnicas que cobrem posições mais avançadas de
mão esquerda, nas quais o polegar deixa a posição citada
e vai para cima do espelho, atuando como dedo que pressiona cordas; nessas
posições o cotovelo se eleva.
Técnicas
de arco e espelho
As técnicas de arco e espelho devem ser aprendidas com um professor. Mencionamos aqui os principais aspectos.
Técnicas de arco (braço direito):
As técnicas de arco e espelho devem ser aprendidas com um professor. Mencionamos aqui os principais aspectos.
Técnicas de arco (braço direito):
_Movimentos
_Produção do som e qualidade de som (Ponto de contato, Velocidade, Pressão)
_Mudança de Corda
_Dinâmicas Básicas
_Golpes de Arco Básicos: Détaché, Martelé, Portato, Spiccato, Sautillé, Ricochet, Staccato Martelé, Staccato Spiccato, Staccato Volante Arcadas (Divisões do arco e golpes de arco combinados em exercícios)
Técnicas
de espelho (braço esquerdo):
_Posições do Braço
_Posições Intermediárias
_Posições do Polegar
_Extensão de Posição
_Mudança de posição
_Força e Flexibilidade dos dedos da mão esquerda, trinados
_Cordas Duplas
_Vibrato
_Prática das técnicas de espelho pelo método de J. Starker
_Exercícios específicos de acordo com os estudos e obras que estão sendo estudadas.
As
posições de mão esquerda
São
5 as posições da mão esquerda no violoncelo, a partir
da pestana.
A
Primeira Posição ...
A
Segunda Posição ...
(em
construção)
...
Na
4a. posição a mão se projeta para cima do instrumento.
Harmônicas:
As harmônicas são produzidas tocando-se as cordas levemente,
sem pressioná-las contra o espelho; na metade da corda se produz
a oitava da corda; em um-terço se produz a quinta da corda, na mesma
oitava; tocada a um-quinto o som é o da terça da corda na
segunda oitava; na metade da metade o som é o da segunda oitava da
corda.
Pizzicato:
é produzido puxando a corda com o indicador da mão direita,
enquanto o polegar se apoioa ao lado do espelho.
Ao
iniciar-se no violoncelo o aluno toca na Primeira Posição
ou nas posições de escalas.
Então gente eu tirei a maior parte desse texto do site que estará ai embaixo.
http://www.mlopes.eng.br/cello/aprendizado.htm
Bj! Malu!
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