segunda-feira, 13 de maio de 2013

"Notas do Violoncelo | Primeira Posição Natural"


Achei muito importante para mim postar esse texto pois me ajudou muito quando comecei a usa a mão esquerda!!!


Na hora de iniciar os estudos da mão esquerda, não sabemos aonde estão as notas do violoncelo. Neste artigo vou mostrar aonde estão as notas da primeira posição. Mas primeiramente, segue duas pequenas legendas muito utilizadas:


Polegar
ø
Indicador
1
Médio
2
Anular
3
Mínimo
4
Aqui são os dedos da mão esquerda. Os métodos utilizam muito dedo 1, 2, em cima das notas que devem ser tocadas. Isso ajuda muito no começo. Essa tabela é fácil de decorar.






Legenda
C
D
Mi
E
F
Sol
G
A
Si
B
Sustenido
#
Bemol
Bequadro


Isso é para decorar. Não temos como fugir. Trata-se de cifras. Muito utilizadas para se tocar violão. A maioria dos métodos utilizam essa linguagem que agiliza a leitura. Importante essa tabela. 
Bequadro, para quem não sabe, é voltar a nota ao seu estado anterior de uma nota sustenida (#) ou bemol (♭). Simples assim.





Deixando essa micro-teoria (é mais gosto tocar não é?!). Vamos a parte que interessa. As notas do Violoncelo, descritas na tabela abaixo:



Corda C
 CordaG
Corda D
 CordaA




D (1)
A (1)
E (1)
B (1)


F (2)
C (2)
E (3)
B (3)


F (4)
C (4)
G (4)
D (4)
Essa é a primeira posição natural, ou seja, não tem nenhum acidente. Faça assim: Coloque os seus 4 no inicio do espelho, mais ou menos no término do 4 dedo, que o primeiro vai começar.
 Retirei as informações desse site abaixo:
http://violoncelooucello.blogspot.com.br/2012/07/notas-do-violoncelo-calejando-o-dedo.html
bjs!! Malú!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário